Claro que, observadas restrições inerentes ao “novo normal”, da qual já falamos neste blog, nunca esteve tão bom comprar imóveis como agora. A retração do mercado provocou nos Bancos uma agressividade nas propostas de juros de financiamento habitacional que realmente agrada a servidores públicos e outros profissionais com renda comprovável: Selic mais dois porcento ao ano. Sem inflação, o imóvel está sendo dado de presente, não está sendo financiado.
Se a sua opção é comprar, financie. Em até dez anos não se perde dinheiro. Além deste prazo, se amortiza muito lentamente e você acaba pagando dois imóveis. Cuidado que juros bancários são como lobo em pele de cordeiro: como recaem sobre o capital emprestado e não sobre a parcela, você sempre estará amortizando menos do que acredita e pretende.
Mas que os juros estão bons, estão! Prefira imóveis novos, com melhores condições hipotecárias e geralmente mais baratos se comprados na planta. Não se esqueça das novas necessidades surgidas com a COVID, hein? Procure evitar prédios com elevadores o máximo possível e reserve um espaço da casa ou apartamento para o trabalho remoto ou Home Office – ela vai ter que ser um “pouquinho” maior, né?
Para vender, use a rede mundial de computadores e opte por profissionais da área! Ninguém mais visita inutilmente corretores imobiliários. Pode até fazê-lo, mas quer ver a casa antes, preferencialmente em sites do setor ou redes sociais. Só depois de um show de fotos e vídeos, dá pra conversar e visitar pessoalmente, e o seu comprador certamente seguirá este padrão. Portanto, se vai vender, capriche nos anúncios em sites e redes sociais, com bastante material publicitário.
Por fim, os aluguéis: caíram muito os comerciais, e isso pode ser bacana pra você que quer ser inquilino. Se, ao contrário, seu interesse é em ganhar dinheiro alugando seu escritório, sala ou loja, adeque-se ao mercado em retração e, sobretudo, lembre-se de uma característica nova surgida em tempos de pandemia: a necessidade de cuidados com a segurança sanitária do bem. Salas de higienização, elevadores com acionamento à distância e ambientes arejados serão mais valorizados pelo candidato a inquilino.