Construo ou compro casa pronta?

Essa pergunta não quer calar e nem quer ser respondida. Já intrigou pais e mães de família, casais de noivos e candidatos ao primeiro imóvel próprio ao longo de gerações e gerações de expansão imobiliária pelas pequenas, médias e grandes cidades brasileiras. E não há uma resposta segura e exata para essa indagação.

Então, vamos aos prós e contras de cada uma destas opções.

De vez em quando quem constrói tem dores de cabeça com prazo de obras, pedreiro lambão, mestre de obras desonesto, preço de material da construção pela hora da morte, etc… Comprando o imóvel pronto você não terá essas preocupações. Ao menos, não as terá por um bom tempo e até que seja necessário reformar o imóvel.
Se o seu sonho é a casa própria, no entanto, nada melhor do que construi-la você mesmo. Nestes casos, você constrói do seu jeitinho e conforme o seu bolso e quando ela ficar pronta não será necessário qualquer adaptação ou retoque na casa ou apartamento construído conforme sonhou.

Se a construção ou a compra serão financiadas, atente para os juros habitacionais sobre uma ou outra modalidade de contrato com o banco que vai te emprestar dinheiro. Isto porque presume-se que a construção vai gerar um imóvel novo e os juros do saldo devedor emprestado sobre imóveis desta natureza tendem a ser mais altos perante a instituição financeira. Já quando você compra um imóvel já pronto, “antigo”, os juros e encargos contratuais do financiamento habitacional tendem a ser substancialmente menores. As parcelas do empréstimo serão bem menores.
Atenção para a vizinhança. Quando se vai construir em áreas ainda desabitadas, ou quando se compra um apartamento “na planta”, não se pode ter ideia de quem será seu vizinho após a conclusão da obra, o lançamento do prédio ou a expansão da ocupação do bairro. Você só poderá torcer para que seja gente boa. Já com o imóvel adquirido já construído, a casa já pronta, você pode saber direitinho quem é que mora perto de você, para o bem e para o mal.

Deu pra notar que a escolha não é fácil, né? Nunca foi. Mas observe esses parâmetros, veja qual é sua prioridade, aquilo que de fato te incomoda, e boa decisão. Acredite, o mais difícil é comprar o imóvel, o resto você tira de letra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *