Adquirir um lote é um investimento seguro e que sempre tem boa valorização – mesmo em tempos de crise econômica. Isso ocorre porque quando falta dinheiro as pessoas tendem a investir somente naquilo que é mais seguro. Dólar, euro e ouro sobem assim… e imóveis também! Uma moeda que nunca perde valor.
Mas vamos lá. Você escolhe seu lote conforme a valorização e a qualidade da vizinhança. Saiba que está adquirindo um bem cujo valor irá crescer mais de 25% em um ano, se você escolher o lote certo no bairro correto.
Depois, é claro, olhe no registro de imóveis se quem está te vendendo é mesmo o proprietário, e se os impostos estão em dia. Feito isto, observe o perímetro do lote que você está adquirido e contrate um topógrafo para verificar se aquele lote que você está vendo é de fato aquele que você está comprando (porque loteamentos não possuem placas com números de lotes).
Os lotes com vizinhos que já erigiram muros são os melhores. Se seus vizinhos contíguos já construíram o muro, você não precisará fazê-lo na divisa entre os imóveis, e a lei também não te obriga a indenizar seu vizinho por despesas que ele realizou antes de você adquirir o seu lote.
Verifique as condições do loteamento na prefeitura – se está tudo em ordem por lá e se água, esgoto e energia elétrica estão abastecendo o novo bairro, principalmente se é novo mesmo e ainda não há lotes edificados.
Fique tranquilo e faça uma boa compra, sabendo que não há investimento mais seguro e rentável no mercado.