Você quer comprar um lote à prazo ou a vista e está tendo dificuldades para escolher a melhor localização para a realização deste seu sonho? Bem, o problema é bem mais comum do que você imagina, porque geralmente loteamentos em áreas urbanas ocorrem em bairros ainda inexplorados, em que detalhes óbvios como vizinhança, segurança e acesso ainda não estão visíveis à olhos nus.
Mas também é fácil descobrir todos estes detalhes. Quanto à vizinhança, preocupe-se com a vizinhança do bairro. Ela é que irá ditar o ritmo da ocupação daquele loteamento que em que você pensa em investir. Se os bairros ao redor são bons, se há bom escoamento de tráfego entre as vias e nenhum “gargalo” viário, isto significa que seus futuros vizinhos também serão bons e construirão casas e prédios que somente irão valorizar seu novo imóvel.
A acessibilidade viária, ou seja, o trânsito até o seu novo bairro, também será importante no quesito “segurança”. Afinal, se você precisar de polícia, bombeiros ou ambulância, eles tem que poder chegar rápido até sua casa, não é mesmo? Dê uma boa olhada no mapa de localização de seu lote no respectivo bairro, e nos acessos de trânsito entre o local em que você vai morar e as áreas mais urbanizadas e ocupadas em que há serviços indispensáveis como hospitais, polícia, farmácias e pontos de ônibus.
Bem, se você já descobriu que o seu futuro bairro vai prosperar, resta saber qual dos lotes do loteamento escolher. Para isso, verifique primeiro os lotes disponíveis, afinal somente deles é que você poderá sair sua escolha. E observe sempre que tipo de edificação você irá realizar. Se é uma casa, o número de pavimentos. Se há vista para alguma área que não será explorada em breve espaço de tempo, o que te dará uma expectativa de “vista definitiva”. Se for optar por construir um prédio, os lotes de esquina são comercialmente mais convidativos. Se quer sossego, o final da rua é o seu melhor local para comprar. Em suma, vai depender do seu gosto e da destinação que irá dar ao imóvel a ser construído.