A valorização imobiliária

Você sabe como avaliar se o seu imóvel se valorizou? Isto ocorre quando seu valor sobe mais que a inflação no mesmo período, medida pelo IGPM, mas também é importante verificar se o bem se valorizou mais que outros investimentos no mesmo espaço de tempo.
Tomemos como exemplo um apartamento comprado por 400 mil reais em 2010. Dez anos depois, dependendo da cidade, estaremos diante de um imóvel com o valor de 800 mil reais, pelo menos. Isto significa que em 10 anos o bem valorizou 100% (cem porcento).
Um bom negócio? Calma. Temos que ver se superou a inflação, que neste mesmos dez anos foi de 10,14% segundo o IGPM.

Isto não necessariamente significa que a carestia, o custo de vida, aumentou só isso, mas para o cálculo financeiro da valorização do imóvel nos basta o número da inflação.
Portanto, o imóvel do exemplo valorizou dez vezes mais que a inflação! Então, podemos dizer que é um bom negócio? Calma de novo. Há outros investimentos bons e seguros – a poupança, por exemplo.

Nestes mesmos dez anos, ela subiu na média 1,4 % ao ano. Isto dá cerca de 12 % em dez anos… muito pouco, mas a poupança é um investimento conservador. Que tal os fundos de investimento? Bem, o melhor deles ano passado sem dúvida apresenta números superiores à valorização imobiliária: 539% ao ano. Isso mesmo! Só que estes fundos são de risco, como todo o mercado de ações: você pode ganhar e pode perder…


Na verdade, mais sólido, rentável e seguro que o mercado imobiliário, só o ouro: 62 % ao ano, sem chance de perdas. Assim, ou você compra imóveis ou compra ouro. No resto, ou você deixa de ganhar ou se arrisca a perder.

Gostou desse texto? Continue seguindo o blog da Vecol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *